Whatsapp: 11 97648 0774 | helenaromano@hrturismo.com.br

2019 Todos os direitos reservados
HR Viagens & Turismo

Grande Rota da Seda com Cazaquistão
22 dias/ 21 noites

Roteiro dia a dia

1º dia - 29 de março, domingo – NUR-SULTAN

Chegada no aeroporto de Nur- Sultan capital do Cazaquistão. Traslado para o hotel, café da manhã e acomodação imediata. Restante do dia livre.

Astana era o antigo nome da cidade de Nur- Sultan, que foi renomeada em 20 de março deste ano de 2019 com o nome do ex-presidente Nursultan Nazarbayev, após renúncia e 30 nos no poder. Ele era o único líder da ex-URSS no poder sem interrupção desde a dissolução do bloco em 1991.Observação: Informamos que a diária do hotel em Astana no dia 29/03 possui early check-in. A diária terá início a partir das 15:00h do dia 28/03.

 

2º dia - 30 de março, segunda-feira – NUR-SULTAN

A atual capital do Cazaquistão, é considerada como a “Cidade do Mundo” pela UNESCO. Após o café da manhã, encontro com o guía na recepção do hotel e saída para visitar a torre de 80 metros “Bayterek”, símbolo de uma nova etapa na vida dos Cazaques.  Localizada no centro do Boulevard de Nurzhol, seu jardim encantador torna o passeio ainda mais agradável.  Em seguida, visita ao Centro Cultural do Presidente, onde o visitante tem a possibilidade de familiarizar-se com o seu cotidiano, ver seus presentes, tokens comemorativos e aprender mais sobre os marcos de sua biografia. Ainda na programação do dia, visita a igreja Ortodoxa, mesquita de Astana, complexo etnográfico Memorial Atameken - espécie de museu ao ar livre, e complexo-museo Alzhir - Memorial das esposas dos prisioneiros do regime de Stálin, localizado a 35 km da capital. Retorno ao hotel, restante do tempo livre.

 

3º dia - 31 de março, terça-feira – NUR-SULTAN – ALMATY

Após café da manhã, saída para embarque em voo doméstico de Nur- Sultan para Almaty. Chegada em Almaty e saída para city tour panorâmico incluindo o parque dos 28 soldados de Panfilov, onde localiza-se o memorial dos heróis, dedicado às vítimas da guerra civil e da Segunda Guerra Mundial, e a Catedral da Ascensão, construída em 1907 pelo arquiteto Andrei Zenkov. Toda em madeira, era o melhor material resistente ao terremotos continuos que abalavam a região.   Em seguida, visita ao museu de instrumentos musicais. Término do dia com um passeio de teleférico pela estação de esquí de Shymbulak, situada na região de Alatau Zailiyskiy  (2200-2500 metros acima do nivel do mar).

À noite, visita ao observatório localizado na montanha Kok Tobe, para contemplar a cidade. Retorno ao hotel e restante do tempo livre.

 

4º dia - 1 de abril, quarta-feira – ALMATY - BISHKEK

Após café da manhã em Almaty, saída em carro para o Quirguistão em horário indicado pelo guia em trajeto que dura em torno de 4 horas e meia. Chegada em Bishkek e acomodação imediata para um breve descanso. Em horário a ser determinado pelo guia, saída para o almoço em restaurante local e em seguida, city tour pela cidade, passando pela Praça Central Ala-Too, Museu Histórico Estatal, para apreciar a troca da guarda, estátua de Lenin, Parque Dubiviy e Praça da Vitória. Retorno ao hotel e restante do tempo livre. Almoço incluído.

 

5º dia - 2 de abril, quinta-feira – BISHKEK – LAGO ISSYK-KUL – KARAKOL

Às 09:00h, saída com destino a cidade de Karakol (450 Km), através da parte norte do Lago Issyk-kul, um dos maiores lagos alpinos, ficando atrás apenas do lago Titicaca.  Durante o caminho, parada em Cholpon-Ata e visita ao Museu de Petróglifos - gravuras rupestres de escritas turcas do período VII A.C – VI DC.

Após o almoço em restaurante local, visita ao museu do famoso vilarejo de N. M. Prjevalskiy, o explorador russo das montanhas Tian Shan. Continuação da viagem até Karakol.

Chegada, acomodação no hotel e restante do tempo livre. Café da manhã e almoço incluídos.

 

6º dia - 3 de abril, sexta-feira – KARAKOL – DJETY OGUZ – CHON KEMIN

Às 09:00h, city tour panorâmico em Karakol, quarta maior cidade do Quirguistão e capital da província de Issyk-Kul. O passeio inclui visita a Mesquita Dungana, uma construção de madeira construída em 1910 no estilo clássico chinês. Em seguida, visita a igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade do ano de 1876, que conserva em seu interior o ícone da Virgem Tijvina, uma preciosidade. Após a visita saída com destino ao vale Chon Kemin, um rico parque natural cortado pelo rio de mesmo nome. Durante o caminho, visita ao Djety Oguz Canyon, conhecido como o Canyon dos “Sete Touros”, um lugar pitoresco, famoso por suas formações rochosas de arenito vermelho, florestas de coníferas e prados alpinos. Parada para o almoço em Kyzyltuu em residência local. No final da tarde, chegada a Chon Kemin, acomodação em Guest House e jantar na casa de hóspedes. Café da manhã, almoço e jantar incluídos.

 

7º dia - 4 de abril, sábado – CHON KEMIN – BISHKEK

Após o café da manhã saída para Bishkek (260km). Durante o caminho, visita ao complexo arquitetônico

 “Torre Burana”, situada no Vale do Chuy. O complexo é parte do que restou da antiga cidade de Balasagun, fundada pelos Karakhanids durante os séculos X-XI D.C. Almoço em restaurante local.

Chegada a Bishkek, acomodação no hotel e restante do tempo livre. Café da manhã e almoço incluídos.

 

8º dia - 5 de abril, domingo – BISHKEK –  USHANBE                                                                                                                       

Após o café da manhã, excursão ao parque nacional Ala Archa (40km), localizado no desfiladeiro do rio Aba, rodeado pelas montanhas Kyrgyz Ala Too. Almoço em restaurante local, e no final do dia, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Dushanbe, capital do Tadjiquistão.

Na chegada, após os trâmites de imigração, traslado ao hotel. Restante do tempo livre. Café da manhã e almoço incluídos.

 

9º dia - 6 de abril, segunda-feira – DUSHANBE

Após o café da manhã, city tour na cidade incluindo visita ao Museu de antiguidade, que preserva uma das maiores estátuas de Buda em Nirvana. Em seguida, visita a Fortaleza de Hissar, situada a 30km, uma das construções históricas mais importantes da Ásia Central, construída no século XVI pelo governador general Emir de Bukhara, um verdadeiro museu ao ar livre. Almoço em restaurante local.    Na parte da tarde, passeio pela Praça Central, Parque de Somoni e avenida Rudaki. Retorno ao hotel e restante do tempo livre. Café da manhã e almoço incluídos.

 

10º dia - 7 de abril, terça-feira – DUSHANBE – LAGO ISKANDERKUL – ISTARAVSHAN – KHODJENT  

Após o café da manhã, saída em direção ao Lago Iskanderkul (150km), maior lago das montanhas Fann com 2.200 metros acima do nível do mar. 

Após o almoço em residência local, partida para Khodjant (230 km-6 horas). Ao longo do caminho parada para visitar a cidade de Istaravshan - cidade-museu ao ar livre, com seu antigo centro de comércio e artesanato. No final do dia, chegada a Khodjant. Acomodação no hotel e restante do tempo livre. Café da manhã e almoço incluídos.

 

11º dia - 8 de abril, quarta-feira – KHODJANT – TASHKENT

Após o café da manhã, visita a um dos maiores mercados da Ásia Central, ao Palácio Ardob, Mesquita e Mausoléu de Muslihiddin (séculos XVII-XIX) e Museu de Arqueologia.  

Após o almoço em restaurante local, saída em direção a fronteira com o Uzbequistão(80km). Encerrado os trâmites de imigração, saída com destino Tashkent, capital do Uzbequistão (60 km).

Chegada, acomodação no hotel e tempo livre para descanso. Café da manhã e almoço incluídos.

 

12º dia - 9 de abril, quinta-feira – TASHKENT

Na parte da manhã, visita ao centro antigo da cidade e ao complexo religioso Khasti Imom incluindo as Madrassas Barak Kan e Kafal Shohi (escolas muçulmanas ou casas de estudos islâmicos). Ainda na programação do dia, visita a Biblioteca Nacional, onde está guardada aquela que é considerada a mais antiga versão do livro sagrado - “Corão de Usman” (século VII).

Em seguida, visita externa a Madrassa Kukaldosh e mercado oriental de Chorsu.

Após o almoço em restaurante local, city tour em Tashkent percorrendo a Praça da Independência e da Eternidade, com seu monumento da Independência e Humanitarismo inaugurado em 1991, Memorial da Segunda Guerra Mundial, Arco Ezgulik, fontes da cidade, monumentos modernos, Praça da Opera e Ballet e Praça da Amizade.

Retorno ao hotel, restante do tempo livre. Café da manhã e almoço incluídos.

 

13º dia - 10 de abril, sexta-feira – TASHKENT – SAMARKAND

Café da manhã e em horário a ser determinado, traslado para a estação ferroviária e embarque de trem com destino a Samarkand.

Na chegada, city tour incluindo a famosa Praça Registan no coração da cidade, Madrassa Ulughbek (século XV). Madrassas Shir-Dor e Tilla Kori (século XVII), Mausoléu Guri Emir (séculos XIV-XV). Após o almoço em restaurante local, visita a Mesquita Bibi-Khonum e Bazar Siab.

Retorno ao hotel e pernoite. Café da manhã e almoço incluídos.

 

14º dia - 11 de abril, sábado – SAMARKAND – BUKHARA

Após o café da manhã, visita ao complexo arquitetônico Shakhi-Zinda (séculos IX-XV), museu da cidade antiga de Afrosiyab e observatório Ulughbek (século XV). Após almoço em restaurante local, saída com destino a Bukhara. Chegada, traslado ao hotel e restante do tempo livre. Café da manhã e almoço incluídos.

 

15º dia - 12 de abril, domingo – BUKHARA

Após o café da manhã iniciaremos o nosso passeio por Bukhara com visita ao Mausoléu de Samani, visita a nascente sagrada do Santo Chashmai Ayub, Mesquita Bolo Hauz e Cidadela Ark.

Após o almoço em restaurante local, visita ao Minarete Kalyan, Mesquita Poi Kalyan, Madrassa Miri Arab, Cúpula Toki Zagaron, Madrassas Ulughbek e Abdullazizkan, Mesquita Magoki Attory, Cúpula Toki Telpak Furushon, Cúpula Toki Sarafon, complexo arquitetônico Lyabi Hauz e madrassas khanaka e Chor Minor. Retorno ao hotel e pernoite. Café da manhã e almoço incluídos.

 

16º dia - 13 de abril, segunda-feira – BUKHARA – KHIVA

Manhã livre. Em horário apropriado, traslado para a estação ferroviária e embarque com destino a Khiva. Chegada a Khiva, jantar em restaurante local, acomodação no hotel e restante do tempo livre. Café da manhã e jantar incluídos.

 

17º dia - 14 de abril, terça-feira – KHIVA

A cidade de Khiva é considerada um Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Após o café da manhã visitaremos os complexos arquitetônicos: Ichan-Kala(séculos XII-XIX) e Kalta Minor, Castelo Kunya Ark, Minarete, Madrassa Islom Khodja, complexo arquitetônico Tash Hovli (século XIX), Madrassa Mohammed Rahim Khan, Mausoléu de Pahlavan Mahmud (séculos XIV – XVII), Mesquita Juma (século X) e Madrassa Allikulikhan.

Almoço em restaurante local e restante do tempo livre. Café da manhã e almoço incluídos.

 

18º dia - 15 de abril, quarta-feira – KHIVA – KUNYA URGENCH – DASHAUZ – ASHGABAT

Após o café da manhã, partida com destino a fronteira Shavat (65km). Na chegada, será necessário um percurso a pé de 800 metros, para os procedimentos do visto de entrada no país. Após os trâmites de fronteira, encontro com nosso o guia Turcomeno e continuação da viagem com parada no histórico parque de Kunya Urgench (125km), cujas muralhas da Fortaleza de Ak-kala são a evidência da antiguidade deste local. Visita aos magníficos mausoléus: Turabek Khanym (esposa de Kutlug Timur), Jorezmitas Il Arslan, Tekesh, Sultán Ali - famoso professor Sufi Nadjmeddin Kubra. Ainda na programação do dia, visita ao Minarete mais alto da Ásia Central com 62 metros de altura e que pertenceu a Kutlug Timur e por último, o portão de Ak Dash, que acredita-se ter sido o portão de um antigo Caravançarai. O almoço será um lanche box em Kunya Urgench. Regresso a Dashauz (110 km) e embarque em voo doméstico com destino a Ashgabat, capital do Turcomenistão. Chegada, traslado ao hotel e restante do tempo livre. Café da manhã e almoço (lanche box) incluídos.

 

19º dia - 16 de abril, quinta-feira – ASHBAGAT – MARY

Após o café da manhã saída para Mary (80km). Durante o caminho, visita as ruínas da Mesquita Anau e Abiverd - antiga cidade da Rota da Seda.

Após o almoço em restaurante local, chegada a Mary e continuação a Merv. (35km).

Alexandria de Margiana é considerada um Patrimônio Cultural pela UNESCO. É a capital da província e durante vários séculos, a cidade manteve boas relações comerciais com a Índia, China e outros países do oriente. O centro de Merv é Erk-kala, cujas muralhas alcançam de 25 a 29 metros. No século IV a.C. a cidade e toda a região Margiana foram conquistadas por Alexandre Magno. Após sua morte, as terras de Margiana formaram parte do império Selêucida e Merv foi destruída por Tulijan, filho do mongol Gengis Kan.  Acomodação no hotel e pernoite. Café da manhã e almoço incluídos.

 

20º dia - 17 de abril, sexta-feira – MARY – ASHGABAT – DARVAZ - ASHGABAT

Após o café da manhã, traslado ao aeroporto para embarque em voo doméstico com destino a Ashgabat. Após o almoço em restaurante local, saída com destino a Darvaz. Uma oportunidade única para conhecer a cratera Darwaz, também chamada de Porta para o Inferno. Trata-se de  um  campo de gás natural conhecido pela sua chama, que vem queimando continuamente desde 1971. O trajeto será em veículo 4 x 4 (276 km). Durante o caminho, breve parada para um chá na aldeia Erbent. Chegada a aldeia Darvaz, também conhecida como Darvaza ou Derweze. A aldeia possui 350 habitantes e localiza-se no meio do  deserto de Karakum, ocupando 70% da área do país. O cenário da cratera ardente durante a noite é indescritível. Após a visita, jantar em yurta (casas dos nômades Torcomenos). Em torno de 20:00h retorno para Ashgabat, acomodação no hotel e pernoite. Café da manhã da manhã, almoço e jantar incluídos.                                          

 

21º dia - 18 de abril, sábado – ASHGABAT

Após o café da manhã, visita ao sítio arqueológico de Nisa (Patrimônio da Unesco), que inclui a Antiga e Nova Fortaleza de Nisa, fundada no século III aC. C. e extinto no século III dC. C. Segundo os arqueólogos, a Fortaleza de Nova Nisa era o centro da cidade dos partos, durante os séculos XVI-XVII, enquanto a antiga fortaleza de Nisa era o lar dos reis.

Após o almoço em um restaurante local, visita panorâmica passando pela mesquita turca Ertogrul Gazi, o Parque da Independência, o Arco da Neutralidade, o Museu Nacional e o Mausoléu de Turkmenbashi.

Tarde livre para passeios independentes ou descanso no hotel.

Em torno de 22:00h traslado ao aeroporto, para embarque de regresso ao Brasil, na madrugada do dia 19 de abril.

 

22º dia - 19 de abril, domingo – ASHGABAT

Embarque com destino ao Brasil.       

Fim dos nossos serviços.

Parte  Terrestre

EM APTO DUPLO  -         7.210 USD 

EM APTO INDIVIDUAL -  8.485 USD 

Condições de Pagamento

Entrada  30% e saldo 10 X sem juros cartões VISA/MASTER/DINNER

Inclui

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Hotel Monaco **** ou similar em Nur-Sultan;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Kazakhstan Hotel ****  ou similar em Almaty;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Plaza hotel ****  (ou) Jannat **** ou similar em Bishkek;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Ashu Guest House em Chon Kemin;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Karagat ***, ou Green Yard l*** (ou similar) em Karakol;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Hilton ***** ou similar em Dushanbe;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Parlament **** ou similar em Khudjant;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Miran **** ou Ramada **** ou similar em Tashkent;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Dilimah **** ou Grand Samarkand **** ou Alexander **** ou similar em Samarcand;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Devon Boutique ou Omar Xayam ou similar em Bukhara;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Erkin *** ou Lokomativ *** ou Malika *** ou Orient Star *** ou similar em Khiva;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Nusay  ***** ou similar em Ashgabat;

  • Alojamento em quarto standard nos hotéis: Mary **** ou similar em Mary;

  • Early check -in no 1º dia e late check-out no 18º dia;

  • Alimentação: 21 cafés da manhã, 17 almoços (lanche box no 18 º dia), 1 jantar no 6º dia em Chon Kemin e 1 jantar no 16º dia em Khiva; 1 jantar no 20º dia em Darvaz; 

  • Chá e água durante as refeições;

  • Taxas turísticas nos hotéis no Uzbequistão;

  • Taxa de visto para o Tajiquistão;

  • Guia em espanhol durante todo a programação;  

  • Acompanhamento de um representante da Rota da Seda durante toda parte terrestre;

  • Bilhete em voo doméstico de Bishkek a Dushanbe em classe econômica;   

  • Bilhete de trem Tashkent – Samarcand em classe econômica;

  • Bilhete de trem Bukhara – Khiva em classe econômica;

  • Bilhete em voo doméstico Dashuz – Ashgabat em classe econômica;

  • Bilhete em voo doméstico Mary – Ashgabat em classe econômica;  

  • Mapas e souvenirs de Uzbequistão;

  • Taxa de visto do Tajiquistão;

  • Traslado de chegada e saída para o voo sugerido. Consulte preço de traslado adicional caso o voo de chegada e saída não sejam os sugeridos.

  • Transporte em veículos com ar condicionado;

  • Ingressos para as visitas mencionadas como incluídas na programação, exceto para opcionais que possam ser oferecidos localmente;  

  • Serviços de maleteiros (1 mala por pessoa), exceto durante os deslocamentos a pé nos postos de fronteiras;

  • Seguro viagem MAX €60.000 (Mundo exceto Estados Unidos) de 24 dias com cobertura de até €60.000 para despesas médico-hospitalares. Cobertura de cancelamento de viagem incluso de US$1.500 (conforme condições gerais da seguradora) – as respectivas coberturas e condições estão expressamente previstas no tour. O cliente poderá optar, caso seja do seu interesse em adquirir plano com coberturas diferenciadas, devendo, neste caso, nos consultar previamente sobre a possibilidade e respectivas condições.

  • Imposto de Renda Retido na Fonte de 6,38% sobre a remessa de valores destinados à cobertura de gastos pessoais no exterior de pessoas físicas residentes no Brasil em viagens de turismo, nos termos da lei 13.315/2016;

Não Inclui

  • Passagens aéreas internacionais;

  • Taxa turística de USD 2 por dia, por pessoa no Turcomenistão – obrigatório.

  • Visto do Turcomenistão a serem pagos diretamente na fronteira: US$ 59 + US$ 14 referente a tarjeta de imigração (preços sujeitos a alteração);

  • Traslado adicional fora dos voos sugeridos

  • Carregadores de malas nas fronteiras;

  • Refeições não citadas no roteiro;

  • Excursões, passeios, visitas, espetáculos e atividades OPCIONAIS que venham a ser oferecidos pelo guia;

  • Direito de fotografia e filmagem nas atrações que venham a ser cobradas localmente;

  • Gastos de caráter pessoal, como despesas adicionais em hotéis, bebidas nas refeições, telefonemas, táxi etc., sendo estas de responsabilidade exclusiva do passageiro;

  • Gorjetas para o guia e para o motorista (sempre a critério do passageiro, mas tradicionalmente esperadas em qualquer país).

Parte Aérea sugerida

TK  16        27 MAR          GUARULHOS / ISTAMBUL      04:05 - 22:30

TK   354      28 MAR          ISTAMBUL /ASTANA              19:35 - 03:40

TK    323      19APR             ASHGABAT / ISTAMBUL        02:55 - 05:10

TK     15        19APR             ISTAMBUL / GUARULHOS      09:40 - 17:10

Vacina da febre amarela

Recomendamos portar Certificado Internacional de vacina contra a Febre Amarela.