Transcaucásia:
Azerbaijão, Geórgia & Armenia
14 dias/ 13 noites

Roteiro dia a dia

1º dia – segunda-feira, 18 de maio de 2020 – BAKU.

Chegada no aeroporto Internacional de Baku e traslado para o hotel. Check-in a partir das 15:00hrs. Acomodação e restante do dia livre.

 

2º dia – terça-feira, 19 de maio de 2020 – BAKU E PENÍSULA DE ABSHERON

A capital  Baku  é uma cidade cosmopolita,  antiga e sempre animada. Absheron é incomparável na história antiga, seu clima, geografia e geologia sempre favoreceram a vida humana e não é de admirar que haja evidências de habitantes a 20.0000 anos atrás, ainda no período Paleotítico. Visitaremos  encantadoras e tortuosas vielas da Cidade Histórica de Baku, onde as antigas mesquitas, os caravançarais e as sacadas suspensas exibem um pouco dessa história. A grande maioria da área está fechada para  tráfego e em 2000 foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.Veremos as  muralhas da fortaleza medieval Ichari Shahar (séculos XV-XVII),  a Torre da Donzela, uma poderosa fortaleza de oito andares e o complexo do Palácio de Shirvan shah, onde algumas partes datam do século XV , seguindo para Shehidler Khiyabany – parque conmemorativo. Visitaremos ainda o extraordinário Zoroastrian Ateshgah (templo do fogo) patrimônio histórico da Unesco. Almoço em restaurante local e jantar de boas vindas!!

3º dia – quarta-feira, 20 de maio de 2020 –  BAKU -GOBUSTAN - BAKU

De manhã, visita à Reserva Nacional Gobustan. A paisagem cultural de arte rupestre de Gobustan abrange três áreas de um platô de rochas que se erguem do semi-deserto do centro do Azerbaijão, com uma coleção extraordinária de mais de 6.000 gravuras rupestres que testemunham 40.000 anos de arte rupestre. Lá visitaremos seus famosos vulcões de lama. Gases de metano e dióxido de carbono liberados das profundezas da Terra fazem com que os vulcões de lama de Gobustan borbulhem constantemente, liberando uma garoa lenta de lama molhada que pinta o chão de cinza e preto, um verdadeiro espetáculo da natureza. Almoço incluído.Tarde livre.

 

4º dia – quinta-feira, 21 de maio de 2020 – BAKU - TBILISI

Após o café da manhã em Baku, check-out e traslado para o aeroporto para embarque no vôo internacional para Tbilisi, capital da Georgia. Após chegada,  sairemos para nosso primeiro contato com Tbilisi,  uma cidade moderna com museus e teatros famosos, galerias de arte, igrejas, casas de banho de súlfur e ruas estreitas. Visitaremos a Igreja Metechi (séculos XII-XIII) que foi construída sob a ordem do rei Deméter; a  fortaleza de Narikala (século IV) que é a principal da cidade de onde temos uma das  vistas mais impressionantes de Tbilisi (se as condições climáticas permitirem, subiremos com o teleférico e caminharemos até Abanotubani). Seguiremos para o bairro de casas de banho com suas magnificas esculturas e veremos também a Catedral de Sioni (séculos VII - XIX) que foi saqueada e danificada muitas vezes ao longo da história e apesar disso, sobreviveu a todos esses eventos e hoje é talvez um símbolo da cidade. Finalizaremos nosso passeio quase todo feito a pé,  na  Basílica de Anchiskhati e sua torre (séculos VI - XVIII). Almoço e jantar de boas vindas incuídos.

 

5º dia – sexta-feira, 22 de maio de 2020 – TBILISI

Após café da manhã continuaremos nossa visita a Tbilisi, essa  cidade que respira história. Veremos a Catedral da Santíssima Trindade. Faremos uma curta caminhada pela Avenida Rustaveli, a principal artéria da cidade com edifícios emblemáticos.  Visita ao Museu Nacional da Geórgia - que abriga o tesouro de Cólquide, exposições temporárias, a era soviética e os restos dos hominídeos mais antigos encontrados durante as escavações arqueológicas de Dmanisi e considerados os mais antigos encontrados fora do continente africano, com 1,8 milhão de anos. Almoço incluído e restante do dia livre. Pernoite em Tbilisi.

 

6º dia – sábado, 23 de Maio de 2020 –  TBILISI – MTSKHETA-  KAZBEGI

Após café da manhã seguiremos para o norte através de uma das rotas mais antigas da Geórgia localizada ao longo das águas do rio Jinvali  até as altas montanhas do Cáucaso. A paisagem é de tirar o fôlego. Para ver os altos picos, os rios e a vida nas montanhas das fronteiras do norte da Geórgia, viajaremos para as províncias de Mtiuleti e Khevi ao longo da chamada rota militar da Geórgia, assim denominada pelo czar russo Alexander I. Se as condições climáticas permitirem, veremos o vulcão Mkinvartsveri ou Kazbek (que significa cume gelado) a uma altitude de 5.047 metros. Durante a viagem, visitaremos uma das cidades mais antigas da Geórgia, Mtskheta, habitada desde o segundo milênio aC. Atualmente, Mtskheta é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e um museu vivo com muitos monumentos arquitetônicos e históricos. Visitaremos a igreja de Jvari (século VI - VII d.C.) uma obra-prima do início do período medieval . Veremos ainda  a igreja Svetitskhoveli (século 11 d.C.) que pode ser traduzido como "O pilar que dá vida" a principal de Mtskheta e um lugar sagrado onde a túnica de Cristo é mantida. Seguiremos para, a Fortaleza de Ananuri construída pelo arquiteto Bakhsarashvili, datado do século XVII. Essa obra maravilhosa fica a margem esquerda do rio Aragvi.

Almoço em um restaurante local incluído e pernoite em Stepantsminda (Kazbegi).

 

7º dia – domingo, 24 de maio de 2020 – KAZBEGI

O Monte Kazbek é o terceiro pico mais alto do Cáucaso além de ser um dos mais conhecidos. O precioso reflexo dos raios do sol em sua imaculada superfície branca quase enche o céu. Extraordinário e majestoso, às vezes pode ser caprichoso, até selvagem. Os nativos de Khevi costumam chamar esse vulcão gigante que se estende sobre suas casas "a noiva dos Khevi". Visitaremos a Igreja da Trindade Gergety, o altar mais importante do século XIV, localizado na encosta do Monte Kazbek. A decoração de pedra representada na fachada da igreja nos leva para um cenário dos  rituais e crenças antigas. Esse passeio será feito em veículo 4x4. Finalizaremos com uma visita  a uma oficina de tecidos de felpo. Almoço incluído em restaurante local e  tarde livre. Pernoite em Stepantsminda (Kazbegi).

 

8º dia – segunda-feira, 25 de maio de 2020 – KAZBEGI – GORI – UPLISTKHE – TBILISI

Após café da manhã retornaremos a Tbilisi atravessando a região de Kartli, coração do país e centro agrícola. Aqui visitaremos a cidade esculpida em pedra de Uplistsikhe, datada do primeiro milênio aC; e o museu Stalin em Gori, cidade onde ele nasceu.   Almoço em um restaurante local. Chegada em Tbilisi e acomodação.

 

9º dia – terça-feira, 26 de maio de 2020 – KAKHETI

Pela manhã, partida para a região de Kakheti, uma das regiões mais pitorescas e férteis de toda a Geórgia, terra dos vinhos desde os tempos antigos e  famosa por sua viticultura. O método de produção de vinho em potes de barro - Kvevri foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO.  A cidade de Sighnaghi  era habitada principalmente por comerciantes, artesãos e vários viajantes da rota da seda Ásia-Europa. A cidade  tem um charme incomum e é conhecida por sua muralha com 23 torres. Veremos o convento das freiras Bodbe (s.VII-XIX)local muito reverenciado pelos georgianos, local onde está enterrado o evangelizador dos georgianos Santa Nino. Do pátio do convento se abre uma bela vista panorâmica para o vale Alazani. Finalizaremos com visita a uma vinícola local e degustação de vinhos. Almoço em restaurante local incluso. Retorno para Tbilisi e pernoite.

 

10º dia – quarta-feira, 27 de maio de 2020 – TBILISI - SADAKHO – YEREVAN

Após café da manhã seguiremos para o sul do país até o ponto de fronteira de Sadakhlo. Após procedimentos alfandegários, mudança de guia e motorista e continuação da viagem na Armênia. No trajeto, visitaremos o Complexo arquitetônico de Goshavank  e o  Lago Seván - um dos mais extensos lagos alpinos de água doce, a cerca de 1900m do nível do mar e um popular destino de verão na Armênia. Ele é o maior lago do Cáucaso, em seus pontos máximos tem 74 quilômetros de comprimento. Almoço em restaurante local e pernoite em Yerevan.

 

11º dia – quinta-feira, 28 de maio de 2020 – YEREVAN

Após o café da manhã, exploraremos a capital da Armênia, uma verdadeira fusão entre o moderno e o antigo. Visitaremos a Praça da República cercada por belos edifícios e a  a Avenida Abovyan - a mais antiga da cidade. Nosso passeio inclui visita ao Museu Matenadarán ou Instituto Científico de manuscritos antigos. É um dos mais ricos depósitos de manuscritos e documentos do mundo, onde são preservados aproximadamente 17.000 manuscritos antigos. Visita ao Centro de Arte Gafesjian, dedicado à arte contemporânea e reflexo da cultura armênia. Finalizaremos nosso passeio com visita a Tsitsernakaberd, conhecido pelo nome como a fortaleza de pequenas andorinhas, monumento memorial às vítimas do genocídio armênio e visitaremos também o Museu do Genocídio. Almoço em restaurante local e jantar de boas vindas na capital da Armênia. Pernoite em Yerevan.

 

12º dia – sexta-feira, 29 de maio de 2020 – YEREVAN

Após café da manhã,  visitaremos o mosteiro de Khor Virap, de onde se abre uma vista magnífica do Monte Ararat. Este mosteiro pode ser considerado o berço do cristianismo armênio. Continuaremos no mosteiro Noravank, localizado no meio da natureza, no desfiladeiro de Gnishik. Finalizaremos com uma visita à vinícola mais antiga do mundo, na caverna Arení. Almoço em restaurante local. Retorno para Yerevan e pernoite.

 

13º dia – sábado, 30 de Maio de 2020 – KOTAYK - GARNÍ -GEGHARD

Após o café da manhã, viajamos para a região de Kotayk, para ver o misterioso mosteiro Gueghard e o templo pagão de Garní. O  Mosteiro Gueghard (séculos XII-XIII) é patrimônio da UNESCO, uma construção arquitetônica única escavada parcialmente em rocha. O templo pagão de Garní, também patrimônio da UNESCO foi  construído no século XIII pelo rei Tiridates  da Armênia, inicialmente conhecido como o templo do deus do Sol. Finalizarmeos o dia com visita a destilaria de Ararat, onde poderemos  experimentar o famoso conhaque armênio. Nesse dia nosso almoço incluso será especial, em uma casa local Garni participaremos  da preparação do típico pão armênio - lavash. Retorno para Yerevan e pernoite.

 

14º dia – domingo, 31 de Maio de 2020 – YEREVAN

Fim dos nossos serviços. Em horário adequado, traslado de saída para o aeroporto internacional e fim dos nossos serviços.

 

Este programa está sujeito a alterações na ordem das excursões segundo a disponibilidade do operador local.

Parte Terrestre

Apto Duplo: 

USD 4.782

 

Apto Individual :  

USD6.297

Condições de Pagamento

Entrada  30% e saldo 10 X sem juros cartões VISA/MASTER/DINNER

Inclui

  • 3 noites no Hotel Holiday Inn 4* ou similar em Baku, em quarto standard com café da manhã;

  • 4 noite no Hotel Biltmore 5* ou similar em Tbilisi, em quarto standard com café da manhã.

  • 2 noites no Hotel Rooms Kazbegi 4* ou similar, em Stepantsminda com café da manhã.

  • 4 noites no Hotel Republica 4* ou similar, em Yerevan, com café da manhã.

  • Traslado de chegada em Baku e saída  em Yerevan;

  • Taxa de visto para o Azerbaijão;

  • Vôo em categoria econômica Baku - Tbilisi;

  • Imposto de Renda Retido na Fonte de 6,38% sobre a remessa de valores destinados à cobertura de gastos pessoais no exterior de pessoas físicas residentes no Brasil em viagens de turismo, nos termos da lei 13.315/2016;

  • Seguro-viagem Europa Max para o período de 17 de Maio a 01 de Junho de 2020 (16 dias) com cobertura de € 60.000 DMC (Despesas médicas hospitalares) Cobertura de cancelamento de viagem incluso de US$ 1.200, (conforme condições) – as respectivas coberturas e condições estão expressamente previstas no tour. O cliente poderá optar, caso seja do seu interesse em adquirir plano com coberturas diferenciadas, devendo, neste caso, nos consultar previamente sobre a possibilidade e respectivas condições.

  • Acomodação em quarto duplo (ou individual, com acréscimo) com café da manhã diário;

  • Refeições mencionadas no programa (13 cafés da manhã, 12 almoços e 3 jantares)

  • Taxas de entrada mencionadas no programa;

  • Guia em espanhol durante toda a programação;

  • Serviço de maleteiros nos hotéis em que este é disponibilizado (1 mala por pessoa);

  • Veículo privativo durante todo o itinerário

Não Inclui

  • Bilhetes Aéreos internacionais

  • Refeições não mencionadas no programa;

  • Bebidas durante as refeições incluídas no programa;

  • Licença para fotografar e/ou filmar em áreas públicas e/ou privadas sempre que necessária;

  • Despesas de caráter pessoal, tais como bebidas, souvenires, lavanderia etc.;

  • Gorjetas para guias e motoristas;

  • Perdas ou despesas devido a imprevistos, como cancelamento de voos, doença, acidentes, bloqueios de estradas, intempéries etc.;

  • Qualquer item não mencionado como incluso.

Bagagens

Nas viagens de ônibus, se transportará gratuitamente uma umidade de bagagem de tamanho médio com um peso máximo de 30 quilos por pessoa. O excesso de bagagem será aceito sempre e quando a capacidade de carga do veículo o permita e com prévio pagamento de uma taxa a ser determinada em casa caso, podendo ser recusado sempre a critério do guia ou pessoa responsável. A bagagem não faz parte do contrato de transporte, ficando entendido para todos os efeitos que o passageiro deve conservá-la sempre consigo qualquer que seja a parte do veículo ou do hotel em que estiver acomodada, e que é transportada pelo passageiro por sua conta e risco, sem que o Operador local possa ser obrigado a responder contratualmente pela perda ou danos que possa sofrer, seja qual for a razão.

Whatsapp: 11 97648 0774 | helenaromano@hrturismo.com.br

2019 Todos os direitos reservados
HR Viagens & Turismo