top of page
salta-argentina.jpg

Norte da Argentina:
Salta, Jujuy con tren a las nubes!

 O norte da Argentina não costuma ser a primeira região que vem à mente quando pensamos no país, mas será nas províncias de Tucuman, Salta e Jujuy que você vai apreciar paisagens que jamais achou que encontraria em terras Hermanas: formações rochosas espetaculares, com direito a um bom vinho, climas desérticos e um gostinho da cultura andina que resiste ao tempo. Você se surpreenderá com os cenários, cores e sabores, junto com a cultura local .

20 a 30/04/2023

1º Dia – 20/04 (quinta) – São Paulo / Buenos Aires / Salta

Apresentação no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos para embarque com destino a Buenos Aires. Chegada e conexão para Salta. Chegada ao aeroporto de Salta e traslado ao hotel, no centro da cidade. Check-in, e restante do dia livre para passear um pouco por Salta, por seu centro com a praça principal e suas ruelas adjacentes.

 

2º Dia – 21/04 (sexta) – Salta – (C)

Na manhã de hoje faremos um city tour pela cidade de Salta, conhecer seus principais pontos como a Catedral e a igreja de São Francisco, o Convento e o Cerro San Bernardo, onde, do seu alto, temos uma vista panorâmica da cidade.

À tarde a dica é conhecer o Museu de Alta Montanha e curtir a cidade de Salta, com sua cultura fortemente indígena e seu lindo artesanato.

 

3º Dia – 22/04 (sábado) - Salta / Cachi - Traslado através da Cuesta del Obispo e do Parque Nacional Los Cardones / Molinos - (C)

Após o café da manhã, saímos de Salta pelo Valle de Lerma até o povoado del Carril, continuando por Chicoana e adentrando pela Quebrada de los Laureles. Após passarmos pela Quebrada del Escoipe, chegamos a Maray, onde se inicia a Cuesta del Obispo. Caminho lindo, com muitas curvas, onde nos acompanha a belíssima vista do Valle Encantado, com suas singelas moradas, seu cultivo de milho e seus pomares. Atingimos o ponto mais alto, Piedra del Molino, a 3.384 metros de altitude. Atravessamos o Parque Nacional Los Cardones pela Recta de Tin-Tin, antigo caminho Inca. Chegando em Cachi, teremos uma vista panorâmica do Nevado de Cachi e Payogasta. Cachi é uma vila encantadora, de aproximadamente 5 mil habitantes, que parece um lugar que parou no tempo. Além das charmosas ruas de pedra para passear, com seu acolhedor centro com ótimos restaurantes. Almoçaremos em Cachi. Após uma voltinha pela simpática vila, seguiremos em direção a Molinos, onde se encontra a importante Igreja de Molinos, declarado monumento histórico nacional. Pernoite na outrora residência do último governador de Salta, construção do século XVIII, e que foi restaurada e reformada para se transformar em uma charmosa pousada. 

 

4º Dia – 23/04 (domingo) – Molinos / Cafayate - através da RN 40 - Quebrada de Las Flechas (C)

Após o café da manhã poderemos dar uma voltinha por Molinos e em seguida saímos em direção à lindíssima Quebrada de Las Flechas, resultado de um processo geológico de vários milhões de anos, que gerou este formato característico de “pontas de flechas”. Paradas várias nesta belíssima estrada para curtir e fotografar as incríveis paisagens deste local. No início da tarde, chegamos a Cafayate. Aqui poderemos almoçar no simpático centro da cidade, e poderemos também visitar o Museu do Vinho. Estaremos hospedados no hotel Grace Cafayate, magistralmente localizado em meio aos vinhedos.

 

5º Dia – 24/04 (segunda) – Cafayate - Visita e almoço na Bodega Viñas en Flor – (C, A)

Após o café da manhã neste belo hotel, faremos uma gostosa caminhada pela linda planície de Cafayate que se estende em direção às montanhas do entorno da cidade. Chegaremos a um belo Club House com bar e restaurante, pertinho de uma pequena lagoa. Lugar para o sossego e de quebra para comprar algum artesanato.

Em seguida, já sem culpa, iremos para um delicioso almoço na Bodega Viñas en Flor, de onde temos linda vista do vale, e aprender um pouco sobre a fabricação do vinho desta importante vinícola.

No final da tarde teremos tempo para curtir o centrinho simpático de Cafayate ou aproveitar as deliciosas instalações do spa do hotel.

 

6º Dia – 25/04 (terça) - Cafayate / Salta - Traslado através da RN 68 - Quebrada de las Conchas e Valle de Lerma – (C)

Após o café da manhã sairemos em direção a Salta, fechando o círculo do caminho percorrido desde a saída desta cidade. Esta estrada, como todas até agora, também proporciona vista de paisagens estupendas. Se dá pela Ruta Nacional 68, por cujo vale e dentro da reserva, corre o río das Conchas. Durante seu trajeto, apreciaremos paisagens de cores muito variadas e inúmeras geoformas, entre as quais destacam-se a Garganta del Diablo e o Anfiteatro, de rochas sedimentarias Rojizas. No passado (quando o passado era úmido) estas formações foram trabalhadas pela água doce, de cuja erosão produziu-se imagens de configurações especiais. Outras geoformas que encontraremos ainda: El Fraile, El Sapo, Las Ventanas, Los Castillos, etc. E, a uns 7 Km de Cafayate, Los Médanos, depósito de finas areias eólicas calcáreas. Devido a seu rico passado arqueológico e histórico, a reserva apresenta numerosos vestígios fósseis. Em La Yesera existe uma importante jazida de peixes fossilizados, evidência de um processo que ocorreu há uns 15 milhões de anos: a última entrada do mar no continente. Em recentes investigações arqueológicas descobriu-se que a poucos metros da atual Ruta 68, passava o Caminho Inca, agregando intensa relevância arqueológica a esta região. Almoço em Salta, e fim da tarde livre.

 

7º Dia – 26/04 (quarta) - Salta / Purmamarca - através da rodovia Las Cornizas - Cerro Siete Colores / Tilcara – (C)

Saímos de Salta após o café da manhã, pelo lindíssimo caminho Las Cornizas, que nos introduz a um ecossistema completamente diferente, chamado Las Jungas. O caminho é estreito, e se dá em uma selva úmida com árvores fantásticas, que apresentam flores de orquídeas silvestres. Neste curto trajeto, subiremos a mais de 3000 metros acima do nível do mar. Chegamos em Purmamarca no final da manhã, e faremos uma pequena caminhada pelo Cerro de Siete Colores, que como o nome já diz, permite-nos desfrutar de magníficas paisagens de diversas cores. Almoço na lindinha e acolhedora Purmamarca. O seu traçado urbano foi realizado em torno da igreja principal, construída em imponente estilo clássico adaptado à região. Na praça principal e seus arredores encontra-se uma coloridíssima feira artesanal, com produtos típicos como ponchos de lã de vicuña e lhama, cachecóis, gorros, tapeçarias, chocalhos, colares e pulseiras de alpaca e prata, entre outros produtos artesanais. Após curtirmos este lugar, seguimos para Tilcara, a apenas 30 kms de distância. Aqui, antes de fazermos check in em nosso hotel, poderemos conhecer o Pucará de Tilcara, antiga fortificação de origem inca. Após acomodação em nosso hotel, saímos para jantar em um dos restaurantes da simpática Tilcara. Pernoite.

 

8º Dia – 27/04 (quinta) - Uquia - Humahuaca, Hornocal – (C, A)

Após o café da manhã, sairemos de Tilcara pela Ruta 9 até Uquía, um povoado rodeado por típicos morros de um vermelho intenso. Vamos conhecer uma importante seção que integra a coleção de pinturas de Arcángeles Arcabuceros, na capela que foi declarada Monumento Nacional, situada a poucos metros da Quebrada de las Señoritas, formação que deve seu nome a uma antiga lenda. De lá, seguiremos pela estrada, ainda rumo norte, através da Quebrada de Humahuaca, em direção à cidade de Humahuaca. Situada a 3012 metros de altitude, Humahuaca está organizada como uma municipalidade com seus diferentes centros vicinais e, até final do século XIX, foi um dos mais importantes polos comerciais do antigo caminho ao Alto Peru. Nela se destacam suas estreitas e empedradas ruas com casas baixas de adobe, conservando a arquitetura histórica. Após almoço em restaurante local, iremos subir com nosso veículo a montanha do Monte Hornocal, até 4350 metros de altitude, de onde teremos uma vista estupenda do também conhecido Cerro de 14 Colores. No final da tarde voltaremos a Tilcara. Jantar e pernoite em Tilcara.

 

9º Dia – 28/04 (sexta) - Tilcara / Purmamarca – Cuesta Del Lipan – Salinas Grandes / Salta – (C)

Após o café da manhã, nos dirigiremos novamente a Purmamarca, e subiremos pela belíssima Cuesta del Lipan, em direção às Salinas Grandes. Esta estrada, com suas curvas sinuosas, é de uma beleza singular. Passaremos por seu ponto mais alto, em torno de 3700 metros, para chegar às Salinas Grandes, onde poderemos ver como se retira o sal da salina, separando-o para o uso comercial. Voltaremos a Purmamarca, localidade de origem pré-hispânica que significa Povo da Terra Virgem em idioma Aimara, para almoço. No final da tarde, retornamos a Salta, através da Ruta Nacional 09, que vem de Buenos Aires e chega até a Bolivia. Jantar e pernoite em Salta.

 

10º Dia – 29/04 (sábado) - Salta - Passeio pelo Tren a las Nubes – (C,L)

Após o café da manhã, sairemos com nosso veículo em direção à Quebrada Del Toro. Nosso caminho se dará pela via que vai paralela ao caminho que percorre o famoso Tren a Las Nubes. O início do percurso é pelo vale, e o objetivo final é a região da Puna, a 4000 metros de altitude. Passaremos por Alfarcito, com seu centro de artesanato, e por Tastil, onde visitaremos o museu e suas ruínas pré-incaicas. Antes de chegar a San Antonio de los Cobres, veremos ainda Abra Blanca, a 4080 metros, de onde teremos a deslumbrante vista do Nevado de Acay, com seus 5930 metros de altura. O percurso todo é muito lindo, com paisagens que vão mudando de acordo com as condições pertinentes a cada cota de altitude. Chegando a San Antonio de los Cobres, embarcamos no famoso Tren a las Nubes, e percorremos por uma hora até chegarmos ao Viaducto La Polvorilla a 4200 metros de altitude. Aqui poderemos apreciar uma das obras de engenharia mais importantes do século passado. De volta a San Antonio de lós Cobres, voltaremos com nosso veículo novamente a Salta. Pernoite em Salta. 

 

11º Dia – 30/04 (domingo) - Salta / Buenos Aires / São Paulo – (C)

Após o café da manhã, traslado ao aeroporto para embarque com destino a Buenos Aires, onde faremos a conexão a São Paulo. 

 

OBSERVAÇÕES:

Esta viagem não apresenta passeios que envolvam dificuldade física. Quanto à altitude, apenas chegaremos a altitudes mais elevadas em veículo, e sempre, em seguida, voltando a baixar de altitude (não dormiremos em nenhum lugar de altitude importante).

 

Importante: É obrigatório levar a carteira de vacinação contra a Covid-19.

Roteiro

Preço por pessoa /Parte aérea+ terrestre

Apto Standard

 Duplo            | Single                            

USD3.590,00              USD4.790,00

Formas de pagamento

• No Cartão: Entrada de 20% (depósito ou cheque) + 9 parcelas iguais nos cartões Visa, Mastercard e Diners.
• Pagamento à vista  5% de desconto.

Inclui

Inclui:

- Passagem aérea Aerolineas Argentinas em classe econômica;

- 5 noites de hospedagem com café em Salta;

- 1 noite de hospedagem com café em Molinos;

- 2 noites de hospedagem com café em Cafayate;

- 2 noites de hospedagem com café em Tilcara;

- Almoço na bodega Viñas em Flor;

- Box lunch no dia do passeio de trem;

- Almoço em Humahuaca;

- Traslados in e out em Salta;

- Passeios citados no roteiro;

- Ticket Trem a Las Nubes;

- Coordenador Freeway;

- Guia local;

- Kit Viagem;

- Seguro viagem internacional (Consulte suplemento para maiores de 70 anos);

- Assessoria para embarque no aeroporto internacional de São Paulo, em Guarulhos.

Não inclui

- Taxa de Embarque - USD 90,00;

- Refeições não mencionadas;

- Bebidas nas refeições;

- Gastos Pessoais;

- Gorjetas;

- Qualquer item não mencionado como incluído.

HOTEIS PREVISTOS OU SIMILARES:

Salta – Casa Real - 20 a 22/04

Molinos – Hacienda de Molinos - 22 a 23/04

Cafayate - Grace Cafayate - 23 a 25/04

Salta - Casa Real - 25 a 26/04

Tilcara – Viento Norte - 26 a 28/04

Salta - Casa Real - 28 a 30/04

 

VOOS PREVISTOS: AEROLINEAS ARGENTINAS

AR1247 20APR  GUARULHOS BUENOS AIRES (AEP) 0600  0855         AR1454 20APR  BUENOS AIRES (AEP) SALTA             1110  1325  

AR1453 30APR  SALTA  BUENOS AIRES (AEP)            1100  1300           AR1242 30APR  BUENOS AIRES (AEP) GUARULHOS 1505 1750 

 

Franquia de 1 peça de 23kgs despachada.

DICAS & INFORMAÇÕES

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

 

1 – Como é o clima nesta viagem?

Salta localiza-se no noroeste argentino, na latitude similar à do Estado do Paraná. Nossas viagens se realizam no outono ou na primavera, o que pressupõe que as temperaturas normalmente não devem ser nem muito quentes nem muito frias. De dia, podemos ter temperaturas agradáveis ou altas (de 20 a 32 graus), dependendo do dia. Em alguns momentos chegaremos a altitudes como 3700 metros; nestas situações a temperatura cai bastante, podendo chegar a zero grau. 

 

2 – O que devo levar?

Em primeiro lugar, roupas confortáveis. Calças confortáveis, uma bermuda é recomendável, camisetas de manga curta e comprida. Para os locais de altitude elevada, agasalho, corta vento, cachecol, gorro e luvas (lembrando que a região oferece produtos artesanais deste tipo). Não se esquecer de um maiô para eventual mergulho em alguma piscina de hotel. Tênis confortável para usar durante o dia. Protetor solar (muito importante), protetor labial, boné ou chapéu, óculos de sol, mochila pequena (a Freeway oferece), remédios de uso pessoal. Pode ser interessante ter uma leve canga para usar em ambientes de sol forte, como protetor dos braços e pescoço.

 

3 – Como é a questão da altitude?

Em alguns dias chegaremos a altitudes como 4 mil metros. No entanto, não ficaremos muito tempo nestas altitudes, nem dormiremos em lugar alto. Assim, basta nos hidratarmos bem, que não deve haver nenhum problema. 

 

4 – Há caminhadas neste roteiro?

Poucas e pequenas. Não há nenhuma restrição de idade ou condição física, desde que a saúde geral do viajante esteja ok.

 

5 – Que moeda devo levar?

O recomendável é que leve dólares, e os troque lá por pesos. Nosso coordenador ajuda nossos passageiros neste trâmite.

 

6 – Quanto dinheiro devo levar?

As refeições saem em uma média de 25 dólares por pessoa. Comendo-se muito bem e tomando vinho, pode-se chegar a 30. De maneira que levando 500 dólares, terá o suficiente para comer bem e comprar lembranças.

 

7 – Como é a comida na região?

De uma maneira geral, come-se bem em toda a Argentina. No Norte, existe uma produção de vegetais de pequena escala e boa qualidade. Pratos regionais como humita (pasta de milho), tamales (pasta de milho com carne), cabritos, locro (ensopado de vegetais com carne), são muito saborosos. Além do tradicional “asado” e das empanadas. Os vinhos são de excelente qualidade, e baratos, se comparados com os preços no Brasil. 

 

8 – O veículo que usaremos tem banheiro?

Não. E esta pergunta é importante porque existem várias situações em que teremos que fazer xixi ao ar livre. E deixar de tomar água, nesta viagem, não é nada recomendável, já que o ar, de uma maneira geral é seco, e em algumas situações passaremos por altitudes importantes. Portanto, não podemos ter restrição em fazer xixi em meio à natureza.

 

9 – Devo levar toda a mala durante todo o roteiro?

Você deve ter percebido que nosso roteiro se divide em duas partes, sendo que as duas iniciam-se em Salta. Portanto, caso queira levar apenas uma parte de suas roupas para cada uma das etapas, é possível. Basta deixar uma mala no hotel que utilizaremos em Salta. Neste caso você deve levar uma mala/sacola extra.

Gostou desse roteiro?

Quer mais informações ou tirar dúvidas?
Deixe aqui seus dados de contato para que possamos retornar.    

ico-info.png

Obrigado pelo envio!

bottom of page